sábado, 15 de outubro de 2011

Percepção da Realidade # 03


Vivendo a missão de popularizar a computação pessoal, Jobs, então um jovem de pouco mais de vinte anos de idade, fez com que a sua empresa, a Apple, atingisse em pouco tempo a capa da revista ‘Forbes‘.

Apesar do sucesso da Apple, Jobs enxergava a importância de um ter um profissional experiente para presidir as operações da Apple e servir como seu tutor no mundo executivo.

Esta foi mais uma prova da genialidade e da percepção apurada de alternativas à realidade de Jobs.

Em sua busca de popularizar a venda de computadores, Jobs contratou John Sculley para presidir a Apple. Sculley era presidente da Pepsi e havia recentemente vencido a Coca-Cola em vendas nos supermercados americanos, um sucesso até então sem precedentes em termos de estratégia de vendas de varejo. O carismático Jobs convenceu Sculley a trocar a Pepsi pela Apple com a emblemática frase: “Você quer passar a vida vendendo água com açúcar ou quer mudar o mundo?”.

Nos anos que se seguiram a Apple apresentou ao mundo sucessos como o Macintosh, e a campanha de seu lançamento, denominada “1984”. Esta campanha fazia uma alusão ao romance de George Orwell de mesmo nome, para caricaturar a IBM, na época fabricante de computadores de grande porte que entrava no mercado de micro-computadores.

Mesmo com seus sucessivos sucessos, após alguns poucos anos, a genialidade inovadora, inventiva, anárquica, e por vezes arrogante de Jobs entrou em choque com o estilo tradicional de gestão de Sculley. Como resultado deste choque, apesar de sua representatividade como acionista, Jobs foi demitido por Sculley de seu cargo de presidente do conselho administrativo da Apple.

Nos anos que se seguiram, o empreendedorismo inventivo de Jobs criou uma empresa de sistemas operacionais inovadores, a NeXT. Também neste período, Jobs fundou a Pixar, que revolucionou o mercado de desenhos animados por computação gráfica. Anos mais tarde, a Pixar foi vendida para a Disney, o que transformou Jobs no maior acionista individual da Disney.

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário