sábado, 15 de outubro de 2011

Percepção da Realidade # 04


Durante o período em que Jobs obtinha continuado sucesso com a NeXT e a Pixar, a Apple de Sculley apostava na diversificação das configurações de seu carro-chefe de vendas, o Mac, e na pulverização da sua rede de distribuidores.

Sem perceber Apple perdia nesta época o foco em sua principal característica, o criativo e contínuo lançamento de inovações que transformavam os consumidores dos produtos da Apple em verdadeiros séquitos formados por legiões de fãs incondicionais.

Quanto mais a Apple de Sculley deixava de ser um passional estilo de vida e se transformava em uma empresa comum, mais a queda das vendas e faturamento depreciava sua saúde financeira.

Em 1996, após a saída de Sculley dê seus quadros, a falência da Apple era eminente. Em uma última tentativa de recuperação, o conselho administrativo da empresa recorreu a seu fundador, Jobs, solicitando que retornasse à presidência executiva.

A poucas semanas de sua falência, Jobs assumiu a presidência da Apple afirmando que era “interino” no cargo. Dizia que só participaria da recuperação da empresa pois, por possuir um expressivo volume de ações da Apple, não poderia permitir a depreciação de seu patrimônio pessoal.

Nesta nova fase, Jobs se autodenominava Presidente Interino, em inglês, i-Presidente, uma piada que marcaria todos os produtos lançados em sua nova gestão na Apple. Não aceitou ocupar a sala do presidente, ao invés disto, instalou-se em uma sala de reunião que mantinha cheia em suas constantes reuniões de trabalho e forças-tarefa que objetivavam a re-estabilização da empresa.

(continua...)

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