sábado, 15 de outubro de 2011

Percepção da Realidade # 05


O talento de Jobs na percepção da realidade mais uma vez se mostrou único. Ao re-assumir o controle da Apple, imediatamente diminuiu a diversidade de modelos do Mac a disposição no mercado, fazendo-os especiais. Jobs passou a equipar as versões do Mac com um aplicativo para organização de fotos e de um tocador/organizador de Músicas, o i-Tunes.

Jobs identificou que sua estratégia começava a apresentar resultado, e que o i-Tunes era um dos principais atrativos aos consumidores nesta retomada das vendas.

O apelo do i-Tunes era permitir que seus usuários organizassem suas músicas e as tivessem imediatamente acessíveis sempre que quisessem... Sempre que quisessem? Não exatamente. As músicas estariam disponíveis somente quando estes usuários estivessem próximos aos seus computadores...

Mobilidade, isto era o que faltava ao i-Tunes. Desta percepção nasceu o aparelho que dava mobilidade ao i-Tunes, o i-Pod, primeiro grande sucesso de vendas na volta de Jobs a Apple.

Para aumentar a versatilidade e a sensação de satisfação que o i-Pod propiciava a seus usuários, Jobs criou uma loja virtual onde os clientes da Apple podiam comprar suas músicas preferidas a 99 centavos de dólar. Ao comprar músicas na loja virtual, os clientes podiam armazená-las rapidamente em seus i-Pods.

A loja virtual, Apple Store, bem como as novas versões dos i-Pods, tornaram-se quase imediatamente um estrondoso sucesso de vendas.

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário